Os benefícios de ter uma relação saudável com o chocolate

Se você caracteriza sua relação com o chocolate como “complicada”, você não está sozinho. Pesquisas mostram que, ao contrário dos homens, muitas mulheres têm sentimentos de culpa ao comer este alimento potencialmente “proibido”, ou elas lutam contra o desejo de comê-lo de todo.

Esta relação tensa com o chocolate pode ser prejudicial de várias maneiras. Especialistas em nutrição explicam como fazer as pazes com o chocolate pode beneficiar não apenas seu paladar, mas também sua saúde.

Por que o chocolate não deveria ser seu prazer culpado

Um estudo de 2014 mostrou que as mulheres que associaram o consumo de bolo de chocolate à comemoração tiveram mais sucesso na manutenção do peso, enquanto que aquelas que o associaram à culpa provavelmente encontrariam uma série de problemas, inclusive:

  • Menos sucesso na manutenção de peso a longo e curto prazo
  • Sentimentos de impotência e perda de controle
  • Comportamentos alimentares insalubres
  • Maior insatisfação com a imagem corporal
  • Redução da qualidade de vida

Uma chave para reverter os efeitos negativos desses desejos de chocolate é parar de torná-lo tabu. Você não precisa se sentir culpado por desejar um alimento, seja ele chocolate ou brócolis. Na verdade, rotular qualquer alimento como completamente fora dos limites geralmente resulta em um aumento do desejo por esse alimento e da culpa quando você eventualmente o come, dizem os especialistas.

Ao invés disso, tente estabelecer alguns termos de sua relação com o chocolate. Saboreie-o e desfrute-o com propósito e intenção, sem a culpa. Não se sente diante da TV com a mão em uma tigela sem fundo de bombons de chocolate. Ao invés disso, lembre-se de quando e por que você está comendo.

Por exemplo, se você gosta de um quadrado de chocolate preto todos os dias, e tem planos para o fim de semana em um restaurante com uma sobremesa de chocolate mundialmente famosa, você pode querer pular o seu presente diário para que você possa se entregar ao fim de semana.

Uma relação saudável com o chocolate ajuda a apreciá-lo com moderação e sem culpa, em vez de andar de bicicleta entre tentar evitá-lo completamente e depois exagerar.

Os benefícios de ter seu chocolate

Ter uma relação saudável com todos os alimentos é importante para sua mente e seu corpo. Mas começar ou criar uma relação equilibrada com o chocolate preto, em particular, pode ter um impacto significativamente positivo em sua saúde geral.

O chocolate negro contém poderosos antioxidantes. Entre os mais benéficos está um flavonol chamado epicatechin. Os flavonóis são compostos encontrados em plantas que combatem a inflamação e protegem contra danos celulares causados por radicais livres.

Estas são apenas algumas das formas que a pesquisa mostrou que o chocolate negro pode lhe beneficiar:

Aumenta a saúde do coração: Os antioxidantes do chocolate negro demonstraram diminuir a pressão arterial, reduzir o risco de coagulação e aumentar a circulação sanguínea para o coração, diminuindo assim os riscos de derrame, doença coronariana e morte por doença cardíaca.
Equilibra o sistema imunológico: Os flavonóis evitam que o sistema imunológico entre em excesso e reduzem o estresse oxidativo, que é um desequilíbrio causado pelas células que lutam contra os radicais livres e uma causa comum de muitas doenças.
Combate o diabetes: A epicatequina protege as células, as torna mais fortes e suporta os processos que ajudam o corpo a usar melhor a insulina, o que pode prevenir ou combater o diabetes.
Melhora a função cerebral: Os flavonóis no chocolate preto têm um impacto positivo no funcionamento do cérebro, incluindo melhor tempo de reação, consciência visual-espacial e memória mais forte. Embora a pesquisa esteja em andamento, uma razão para isto pode ser que os flavonóis aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro.

Aumenta o desempenho atlético: A epicatequina no chocolate preto aumenta a produção de óxido nítrico no sangue, que suporta a circulação e reduz a quantidade de oxigênio que um atleta utiliza enquanto se exercita de forma moderadamente intensa. Isto permite que o atleta mantenha a intensidade do exercício por mais tempo.
Reduz o estresse: Pessoas que comeram chocolate negro relataram que se sentiram menos estressadas, e pesquisadores confirmaram que, após comer chocolate negro, houve redução dos níveis do hormônio cortisol do estresse. Isto pode estar relacionado aos efeitos do chocolate negro sobre a saúde do coração, uma vez que o estresse é um fator de risco para doenças cardiovasculares.

Com seus compostos que reforçam a saúde e micronutrientes, você deve considerar deixar o chocolate amargo entrar em sua vida, se ele já não faz parte dela (é importante notar que o chocolate amargo contém cafeína, à qual algumas pessoas podem ser sensíveis).

Aqui estão alguns fatos sobre os benefícios do chocolate amargo para a saúde:

Quanto maior o teor de cacau, mais benéficos são os sabores do chocolate. A maioria dos benefícios observados em pesquisas estão associados ao chocolate que tem pelo menos 70% de cacau.
Os pesquisadores não chegaram a uma recomendação dura e rápida de quanto chocolate amargo deve ser consumido para alcançar esses benefícios à saúde. Especialistas recomendam um mínimo de chocolate negro processado com pelo menos 70% de cacau, e talvez ter um pedaço como um deleite ocasional.
Você deve sempre verificar o rótulo para estar ciente do teor de calorias, gordura e açúcar, o que pode potencialmente afetar o benefício geral para a saúde.
Para algumas pessoas, o chocolate pode desencadear refluxo ácido ou enxaquecas.
No final das contas, um chocolate ocasional não deve ser um alimento repleto de estresse ou culpa, seja chocolate preto rico em antioxidantes ou chocolate branco, o que tem muito pouco benefício nutricional. Como na maioria das relações saudáveis, a chave é manter uma perspectiva positiva e equilibrada.

O chocolate preto tem muitos benefícios à saúde e pode definitivamente ser desfrutado como parte de uma dieta equilibrada. Há muitas maneiras saudáveis de incorporar o chocolate ao seu estilo de vida, portanto, encontre o que funciona para você.

Se você precisar de alguma ajuda adicional ou tiver dificuldade em controlar o que come, considere procurar ajuda de um nutricionista ou outro profissional de saúde qualificado.

Michal ruheen
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