Alimentos que você deve consumir neste inverno

O clima frio do inverno afeta mais do que apenas seu guarda-roupa e sua conta de luz. Seu corpo também experimenta mudanças nos níveis de energia, metabolismo e até mesmo nas preferências alimentares.

Você reage ao frio faltando a academia e convencendo-se de que merece um esplendor calórico para aquecer e compensar seu desconforto? Você não está sozinho.

Alimentos que você deve consumir neste inverno

Mas a verdade é que o frio não garante hábitos alimentares pouco saudáveis. Assim como você não deve exagerar no sorvete durante os dias de cachorro no verão, você não deve viver com uma dieta constante de chocolate quente e biscoitos quentes durante o inverno (por mais tentador que isso pareça).

Perguntamos a alguns especialistas como ajustar nossa mentalidade e nosso paladar para o inverno.

“Invernizar sua dieta pode ser saudável – e saborosa – se você adicionar alguns alimentos favoritos em clima frio”, diz Beth Czerwony, dietista.

Alimentos saudáveis para comer durante o inverno

Não só as seguintes opções alimentares são saudáveis, mas você sabia que elas também podem aumentar seu humor? A psicóloga Susan Albers, acrescenta em suas favoritas ricas em vitamina D, às recomendações de Czerwony, abaixo.

Vegetais de raiz

Os produtos locais podem ser difíceis de encontrar quando o tempo frio atinge. Mas vegetais de raiz como beterraba, cenoura e nabo podem resistir ao frio, de modo que os agricultores locais podem fornecer produtos frescos – e você pode colher os benefícios. Cenouras assadas para um impulso de beta-caroteno, ou nabos cozidos para vitaminas C e A.

Alimentos ricos em vitamina D

“Os alimentos ricos em vitamina D são o item alimentar número um a ser considerado para adicionar ao seu cardápio durante os meses de inverno. As pessoas que têm uma alimentação mais emocional durante o outono têm níveis mais baixos de vitamina D, o que está associado a mais ansiedade e depressão”, explica a Dra. Albers.

Ela diz que uma grande fonte de vitamina D são os cogumelos shitake. Outras boas opções incluem salmão, gemas de ovo, cereais fortificados, leite e carne vermelha.

Aveia

A aveia é muito mais do que apenas um conveniente café da manhã; também fornece nutrientes que são essenciais durante o inverno. A aveia pode ser aditivada com especiarias quentes como canela, cardamomo e noz-moscada sem adicionar calorias, gordura, açúcar ou sal.

E é rica em zinco (importante para a função imunológica adequada) e fibra solúvel (associada à saúde do coração). Embora a farinha de aveia instantânea seja mais conveniente, é um pouco mais cara. Para comer de forma saudável com um orçamento, opte por aveia à moda antiga.

Sopa

A sopa é o alimento perfeito para o inverno – desde que você segure o creme, o sal e a carne. Procure receitas de sopa com caldo de galinha, caldo de legumes ou água como base e incluam muitos vegetais.

Adicionar feijão enlatado ou seco ou lentilhas à sua sopa acrescenta proteínas sem gordura, assim como fibras muito necessárias. Proteínas e fibras tanto reduzem seu apetite, retardando a digestão e controlando o açúcar no sangue, o que pode ajudar a controlar a fome e o humor. Emparelhe sua sopa com um lado de 100% de bolachas integrais para uma dose de grãos, também.

Lanches para aumentar o humor

O desejo e a alimentação emocional também são comuns nesta época do ano. Tente evitar pegar aqueles petiscos açucarados e processados, que podem arrastar seu humor ao longo do tempo.

Ao invés disso, a Dra. Albers recomenda batatas doces, beterrabas e nozes. O grão de bico assado picante é outra alternativa.

Escolhas que aumentam a imunidade

A Dra. Albers diz que o que você come pode não só afetar seu humor e seu sono, mas também seu sistema imunológico.

“Uma das melhores coisas que você pode fazer para ajudar seu sistema imunológico e aumentar seu humor é adicionar alimentos ricos em vitamina C. São alimentos como frutas cítricas, laranjas, mangas, limões, kiwis, mas também são encontrados em brócolis, pimentas e morangos”, ela aconselha.

Rolo de atum picante

Para uma alternativa surpreendente aos alimentos de conforto típico – muitas vezes carregados de gordura e açúcar – experimente o sushi. Escolha rolos revestidos de atum ou salmão. Ambos são boas fontes de vitamina D.

Durante os meses de inverno, quando se tem uma exposição limitada ao sol, as fontes alimentares de vitamina D com osso tornam-se ainda mais essenciais. A deficiência de vitamina D está associada ao crescimento prejudicado, enfraquecimento dos ossos e até mesmo ao risco de doenças cardíacas.

Brócolis e couve-flor

Além de levar a vacina da gripe e lavar as mãos regularmente, estes legumes cruciferos podem ser sua principal defesa contra as doenças do inverno. Os brócolis e a couve-flor são ambos ricos em vitamina C, que está associada a uma função imunológica aprimorada.

Se você não encontrar versões frescas, não se preocupe – brócolis e couve-flor congelados são igualmente nutritivos.

Por que comer saudável no inverno importa

Czerwony e Albers concordam ambos que escolhas alimentares conscientes e saudáveis são úteis para um estilo de vida sem estresse. Se você estiver se sentindo sobrecarregado com a revisão de toda sua dieta, dê um passo de cada vez, ou substitua um lanche de cada vez. E lembre-se, as estações mudam!

Michal ruheen
Michal ruheen

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