4 coisas que você deve saber sobre as datas de validade dos alimentos

Verificar os rótulos de “melhor antes” e “data de validade” nos alimentos, desde leite e queijo até pão e carnes, é uma das primeiras coisas que os consumidores devem fazer antes de jogá-los em seus carrinhos de supermercado.

Mas o que significam estes rótulos?

Por exemplo, no Canadá, um adesivo deve aparecer em quase todos os alimentos pré-embalados que se manterão frescos por 90 dias ou menos. Essas datas de validade são a promessa do fabricante ao consumidor de que a embalagem e os alimentos dentro dela serão do mais alto padrão de qualidade e conterão os nutrientes conforme descrito no rótulo.

Após essa data, a promessa não se mantém mais….Definidamente quando um consumidor compra seu alimento, ele deve estar ciente da data de validade e, se ela já tiver passado, deve deixá-la na prateleira e procurar algo mais fresco.

Alguns alimentos com maior prazo de validade e que são críticos para a nutrição devem ter datas de validade. Estes alimentos incluem substitutos de refeição, suplementos nutricionais, fórmulas infantis e dietas líquidas formuladas, que não devem ser consumidas após a data no rótulo ter passado.
Aqui estão algumas outras respostas a perguntas comuns sobre o frescor dos produtos alimentícios:

  1. A abertura de um produto afeta o melhor – antes ou na data de validade?

Alguns alimentos apresentam uma melhor data antes mesmo que não sejam obrigados a fazê-lo, mas estas datas lhe informam sobre o frescor e o prazo de validade dos “alimentos não abertos”, portanto, uma vez que um produto é aberto, não há garantia de que ele terá o mesmo sabor, textura ou valor nutricional. Os consumidores precisam saber, uma vez aberta uma embalagem de iogurte, e tirado esse selo, que o melhor antes ou data de validade não está mais em vigor.

  1. Qual é o significado de uma data de validade para os alimentos?

A data de validade é a data até a qual o alimento mantém sua estabilidade microbiológica e física, e o teor de nutrientes declarado no rótulo. Isso significa que é importante usar esse alimento antes da data de validade para obter o maior valor nutricional dele.

  1. E se um alimento parecer ou cheirar bem, mas tiver ultrapassado sua melhor data de validade?

Mesmo depois de uma data de validade ter expirado, um alimento pode ter cheiro ou sabor agradável, mas isso pode ser perigoso. Quando uma data de validade tiver expirado, use seu bom senso. Quando em dúvida, jogue-o fora. Quando uma data de vencimento tiver expirado, não há dúvida, jogue-a fora.

  1. Manter os alimentos frios ou congelá-los prolonga sua melhor data de validade?

Os alimentos devem ser refrigerados dentro de duas horas após a compra (às vezes mais cedo) para que uma data de validade seja melhor – antes da data de validade. A refrigeração desacelera, mas não impede o crescimento bacteriano, de modo que os alimentos ainda podem ficar ruins.

Alguns alimentos podem ser congelados para se manterem além de sua data de validade, mas quanto tempo pode ser congelado com segurança depende do tipo de alimento e de seus ingredientes. Os consumidores também podem entrar em contato com os fabricantes para obter informações sobre o congelamento e o armazenamento de seus produtos.

Michal ruheen
Michal ruheen

Lorem ipsum ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ex commodo consequat

All Author Posts
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on pinterest
About me
Hello! My name is Michal ruheen

Maecenas quis magna metus dapibus elementum sit amet venenatis massa.

Newsletter
Popular post
Related blog

Popular blog